Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Portfólio Psicologia

Portfólio no âmbito da disciplina de psicologia

Portfólio Psicologia

Portfólio no âmbito da disciplina de psicologia

Trissomia 21

O que é a Trissomia 21 ou Síndrome de Down?

transferir (11).jpg

 

O corpo humano é formado por pequenas células e dentro destas células constituídas por cromossomas. Cada célula tem 46 cromossomas. Por qualquer razão inexplicável, nas crianças com Trissomia 21, há um erro de formação e todas as células em vez de ficarem com os 46 cromossomas habituais aparecem com 47. Pensa-se que este erro ocorre durante a divisão das células do ovo ou do esperma, ou durante a fertilização.

 A patologia chama-se assim em homenagem a John Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. A sua causa genética foi descoberta em 1958 por um professor, que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21. É o distúrbio genético mais comum, estima-se que exista 1 a cada 1000 nascimentos.

 -Como é a personalidade?

As crianças/pessoas com Trissomia 21 são diferentes umas das outras. São muito diferentes na personalidade, modo de aprender, inteligência, aparência, humor, sensibilidade e atitudes.

As crianças com Trissomia 21 têm emoções, atitudes, brincadeirase crescem até atingirem vidas independentes ou com necessidades diferentes de apoios.

 -Aprendizagem e inteligência

Todas as crianças com este síndrome beneficiam das mesmas oportunidades de educação que todas as outras da comunidade. A qualidade da educação nas escolas é muito importante para que elas se desenvolvam todo o seu potencial de aprendizagem.

Quase todas as crianças com Trissomia 21 apresentam nos testes um atraso mental ligeiro ou moderado. Mas muitas vezes fica-se surpreendido com a memória a criatividade e a astúcia destas crianças. Embora tenham grandes dificuldades de aprendizagem, podem talentosas noutras áreas.

-Cuidados de saúde

Todas estas crianças começam cedo a serem avaliadas nas consultas de saúde.

Estas crianças têm uma percentagem elevada de problemas cardíacos e portanto devem todas fazer um exame nos primeiros 2 meses de vida.

Podem ter deficiência de audição e ter defeitos de visão e devem ser vigiadas por Oftalmologista.

O Hipotiroidismo (deficiência do funcionamento da glândula tiróide) pode aparecer, principalmente na adolescência.Têm uma grande tendência para a obesidade.

Os dentes tendem a ser pequenos e irregulares. Hoje há mais oportunidades para estas crianças do que há alguns anos atrás. No futuro as comunidades locais terão programas de apoio à integração destas crianças.

Centenas de crianças com Trissomia 21 em todo o País vivem a sua vida de uma forma normal. Têm sonhos e determinação para atingir os seus objetivos. Muitos deles têm trabalhos significativos, mantêm as suas próprias casas no dia a dia e dão contributo importante às suas comunidades.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

    Arquivo

    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub