Aprendizagem por modelação ou observação
Aprendizagem por observação e imitação
A aprendizagem por observação foi estudada por Albert Bandura (1925-1998), que desenvolveu várias experiências para fundamentar a sua teoria.
Segundo Bandura, a aprendizagem social ocorre pela observação dos comportamentos daqueles com quem convivemos (pais, amigos, professores). Bandura designa por modelação ou modelagem o processo de aprendizagem social feito com base na observação e imitação sociais.
É observando e imitando que as crianças aprendem a falar e a brincar, como por exemplo às casinhas ou aos polícias e ladrões. O adolescente aprende com os outros a gostar da roupa que quer comprar e ganha hábitos de fumar ou ir à discoteca. Também o adulto imita os outros nas roupas que escolhe, na preferência por determinadas marcas de automóvel, no tipo de férias que escolhe e na forma como educa os filhos.
A ideia-chave das percepções de Bandura é que as pessoas podem aprender tão bem directamente como indirectamente.
Por exemplo: um empregado que ganha um prémio pelo seu desempenho profissional está a ser reforçado pelo seu comportamento positivo e tenderá a mantê-lo no futuro (aprendizagem por reforço directo). Os colegas de trabalho tenderão a proceder como ele porque viram que o bom desempenho é apreciado (aprendizagem por reforço indirecto). Isto significa que aprender com o que acontece aos outros é uma via de aprendizagem de grande número de comportamentos, atitudes e sentimentos sociais.
Figura 4 – Criança a aprender a escrever com a ajuda da mãe.
Factores que influenciam a aprendizagem por observação:
. A proximidade com o modelo;
. O peso afectivo do modelo;
. A pertença de género e da idade (é mais frequente a imitação de modelos entre pessoas do mesmo género e com idades próximas);
. Estatuto dos modelos;
. A atenção.